A Real Força Aérea da Tailândia (RTAF) recebeu três novos helicópteros de transporte médio Mil Mi-17V-5 “Hip-H” de fabricação russa.
As aeronaves foram oficialmente entregue para RTAF no dia 26 de março, durante cerimônia realizada no campo de aviação de U-Tapao. Esses helicópteros se juntaram aos primeiros sete Mi-17V-5s operados pela RTAF.
Os três primeiros Mi-17V-5s foram encomendados pela RTAF em março de 2008 e entregues em março de 2011, enquanto os outros dois foram encomendados em julho de 2014 e entregues em novembro de 2015. Os pedidos para a sexta e sétima aeronave foram feitos em dezembro de 2017, com entregas em meados de dezembro de 2018.
A mais recente aquisição é o resultado do aumento da cooperação industrial de governo para governo e do comércio de defesa entre a Tailândia e a Rússia, que inclui um acordo de colaboração bilateral em tecnologia militar assinado em 2017. O Ministério do Interior da Tailândia também encomendou dois helicópteros utilitários Kamov Ka-32A11BC para operações de socorro em desastres.
Os helicópteros Mi-17V-5 são operados pelo 41º Batalhão de Aviação da RTAF em Lopburi. A Tailândia continua em sua política de diversificação, o país utiliza principalmente os helicópteros Airbus H-725 e Leonardo AW-139. O fato de ter adquirido Mi-17V-5s é em si uma conquista para a Rússia, que está tentando aumentar sua posição na região e em particular com ofertas de equipamentos para a Tailândia.
A Russian Helicopters havia promovido sua plataforma multifuncional leve Ansat e o Mi-171A2, uma versão aprimorada de seu helicóptero multirole Mil Mi-17 médio no final de 2018, na esperança de expandir sua base de clientes civis e militares no Sudeste Asiático.
O Mi-17V-5 é um derivado para exportação da versão russa Mi-8TV-5 re-motorizado com dois Klimov-VK2500. A aeronave está equipada com uma rampa de carregamento ao invés das portas “Clam-Shell”, uma porta adicional e um novo “nariz de golfinho”. Os aviônicos do tipo KNEI-8 são mais modernos e possuem quatro grandes telas coloridas.
O Mi-17V-5 é a versão mais recente do helicóptero Mi-17. Este dispositivo é destinado ao transporte de cargas e pára-quedistas, bem como cargas de grandes dimensões em um cabo externo. A versão armada do Mi-17V-5 tem como função apoiar as forças terrestres ou pára-quedistas com fogo durante o desembarque ou evacuação. Um sistema de defesa especial é instalado a bordo deste tipo de helicóptero para protegê-lo contra mísseis terra-ar inimigos.
Fonte : Cavok
0 Comentários